segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cantada on-line ganha cada vez mais espaço entre os jovens

Por: Mateus Almeida 

Nos moldes do ‘correio do amor’, páginas fazem sucesso. Você manda uma mensagem para os moderadores e eles publicam, anonimamente, para alguém que viu na rua















Quer mandar um alô pra aquela gatinha que está sempre desfilando na Moreira Cesar? Bebeu muito e não lembra o nome do gatinho que pegou na boate? Quer descobrir o nome do cara que pega o mesmo ônibus na praia de Icaraí todos os dias no mesmo horário? Os moldes são no bom e velho correio do amor. Você manda uma mensagem para os moderadores e eles publicam, anonimamente, aquela cantada que você quer mandar para alguém que viu na rua, que não conhece, mas gostou. Essa é a dinâmica das páginas criadas no Facebook que vêm fazendo sucesso entre os usuários e recebem o nome de Spotted. 
O Spotted Icaraí, criado há cerca de dois meses, já arrematou mais de sete mil curtidas. “A ideia surgiu no começo de abril, quando observamos a febre que se tornaram os Spotteds nas universidades. Vimos todo mundo comentando sobre o Spotted-PUC e Spotted-UFF, e percebemos que poderíamos adaptar a ideia para o nosso bairro”, conta o estudante de Engenharia Mecânica na UFF, cujo as iniciais são E.L.. (Permanecer anônimo é a característica principal para quem quer seguir como moderador de uma página como essa).
Traduzido ao pé da letra, a palavra “spotted” quer dizer “marcado”, que corresponde ao que as pessoas tentam fazer em um encontro anônimo. Na maior parte das vezes, os anunciantes descrevem a pessoa em questão e já colocam quais são as suas intenções com tudo isso.
 Se as intenções têm que ficar bem claras no anúncio, essa menina acertou: “Branquinho de 1,77 de altura de olhos claros e que roubou meu celular hoje na Gavião Peixoto: você roubou o meu coração sem querer. Pega o telefone da minha casa na agenda e me liga, seu lindo!”.
E o objetivo de pegação parece ser seguido à risca. Um outro moderador da página, B.A., que estuda Sistema de Informação, explica como funcionam as trocas de mensagens. “São de 40 a 50 mensagens por dia. A maioria é sobre pessoas que viram outras pessoas na rua e, por algum motivo, ou por falta de oportunidade, não conseguiram uma conversa. Daí, eles mandam as mensagens dizendo dia, hora e local onde encontrou com a descrição da pessoa, na esperança de alguém marcar o dito cujo na publicação. Mas temos mensagens de todos os tipos: falando sobre violência, assaltos, animais e objetos perdidos”, detalha.
Mas nem tudo que chega é publicado. Por meio de um filtro, que acontece a partir do bom senso, as mensagens são selecionadas. “Evitamos enviar mensagens que explicitamente difamem ou possam causar qualquer tipo de constrangimento a alguém. Já recebemos mensagens com foto das pessoas que encontram na rua. Isso também não postamos. Filtramos as mensagens mais engraçadas e as que as pessoas se identificam mais e postamos”, conta E.L..
Aliás, graça é o que mais chama atenção nas postagens. “Você gatinha que rebolou a noite toda pra mim na boate sábado, fazendo caras e bocas, acreditando que eu era coreógrafo das dançarinas do Faustão: apresente-se! No Faustão eu não sei se tem vaga pra você não, mas aqui em casa você dança. Ô, se dança!”, publicou um dos gaiatos seguidores da página.
A estudante de direito Johanna Stael, de 21 anos, descobriu o Spotted Icaraí através de amigos. Foi só curtir a página para encontrar diversão. “A forma como as pessoas se apresentam e a cara de pau de alguns é muito engraçado. Teve uma vez em que eu curti um status e vieram puxar conversa comigo. Não deu em nada, mas mesmo assim eu me divirto muito com as publicações, principalmente com as cantadas!”, conta.
Se o Spotted Icaraí consegue, de fato, casais unidos pelo acaso não dá para provar. Mas consegue arrancar bastante gargalhada. E o seu efeito é expressivo. “Uma postagem nossa tem alcance, em média, de cinco mil pessoas, e as postagens que repercutem mais chegam a alcançar dez mil. No efeito viral (visualizado por amigos de pessoas que curtem a página) as postagens chegam a 80 mil e nosso trunfo é que todos que visualizam a página são daqui. Imaginando que Niterói tem 500 mil habitantes e 80 mil deles visualizaram nossas postagens, isso é uma marca”, contabiliza E.L.. 
O que eles planejam fazer com esse sucesso? E.L responde: “Estamos pensando em organizar um encontro ou uma festa do Spotted e também lançar camisas com  as frases mais clássicas”. Só resta esperar a promessa sair do plano virtual. 


Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário