sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Calor faz sombra ser disputada em Niterói e fim de semana será de sol



Para amenizar o dia quente, quem pode correu para a praia e deixou em dia o bronzeado. Sensação térmica, que foi alta durante toda a semana, deve diminuir no sábado e domingo 
















A temperatura média de 33° C na sexta-feira, com máxima de 38°C em áreas isoladas da cidade, deixou o tempo ensolarado ao longo do dia. Com a ocorrência de ventos de até 16 quilômetros por hora apenas durante a madrugada, os locais com sombras ficaram disputados, mesmo com alguns preferindo o sol.
“Moro no bairro de Fátima, caminho todo dia até a praia e, ao chegar, ando mais um pouco na areia. É um exercício e dá para manter o bronzeado. Não posso fazer isso no inverno, não as duas coisas”, disse a vendedora Luciana Morais, de 35 anos, após se refrescar na Praia de Icaraí, onde os termômetros chegaram aos 36ºC.
“Está quente, mas independente disso somos conscientes de que devemos beber muita água, usar roupas leves e protetor solar sempre em dias como este”, completou a jovem, acompanhada da mãe, Maria Auxiliadora Morais, de 59 anos.
Próximo delas, dez homens aproveitavam a manhã para praticar futevôlei. “Com um tempo desse e uma praia como essa há espaço para qualquer esporte”, afirmou um dos jogadores do grupo, André Castro, engenheiro de 59 anos.
Previsão – No sábado, Niterói deverá amanhecer com sol, mas o aumento de nuvens durante a tarde poderá ocasionar pancadas rápidas de chuva, acompanhadas de trovoadas - possibilidade de 80% -, em locais isolados. Os termômetros registrarão a máxima de 36°C e mínima de 21°C, todavia, a sensação térmica ficará em 28°C. Os ventos atingirão, no máximo, 16 Km/h.
Praias – Em Niterói, quatro praias estão próprias para o banho neste fim de semana, de acordo com o boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea): Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. O Inea alerta que, em caso de chuva, o banho de mar deve ser evitado por 48 horas.
Ondas – Segundo o serviço meteorológico do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), as ondas na Baía de Guanabara variam entre 0.1 e 1.1 metros (m) de altura, enquanto na orla marítima do estado, até a delimitação da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, as ondas alcançam até 2.0 m.

Fonte:O FLUMINENSE

Mais um dia de filas gigantes e tumulto nas barcas

Por: Rodrigo Mendonça 

Tempo de espera para quem retornava a Niterói ultrapassou de uma hora e aborreceu o usuário que aguardava na fila, que chegou até a metade da Rua da Assembleia e Paço Imperial, no Rio 














Pela segunda vez consecutiva, a sexta-feira foi de longas filas e muita espera a na Estação Praça XV, no Rio de Janeiro, para o usuário que seguia para Niterói. Quem estava na fila disse que esperou mais de uma hora até conseguir entrar na embarcação. No início da noite de sexta-feira, as filas ultrapassavam o viaduto da Perimetral e metade da Rua da Assembléia e Paço Imperial.
Por causa de constantes reclamações sobre o embarque e serviços nas barcas, essa semana, a Câmara de Vereadores de Niterói aprovou uma Moção de Repúdio contra a Concessionária CCR Barcas, hoje responsável pela administração do transporte marítimo.
O documento, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PT), cita e questiona a qualidade do serviço prestado pela concessionária. A moção relata sobre justificativa de aumento do transporte, uma vez que os serviços oferecidos não correspondem ao salário dos trabalhadores que utilizam as barcas.
Cansada de enfrentar diariamente filas nas barcas, a bancária Samantha Aquino, de 31 anos, nas últimas semanas tem optado por voltar do trabalho, que fica no Rio de Janeiro, de ônibus: “Na quinta-feira antes do carnaval eu tive que esperar 1h20 na fila antes de entrar na barca e desde então tenho preferido retornar para casa de ônibus. E essa semana enfrentei pouco congestionamento na Ponte”, contou ela que é moradora de Itaipu.
Problemas nas barcas que afastam cada vez mais os usuários são frequentes. Na última terça-feira, também na Estação Praça XV, uma embarcação com destino a Cocotá apresentou uma pane mecânica e enquanto o conserto era realizado, uma outra barca foi disponibilizada para os passageiros, que teriam se recusado a entrar no transporte por conta das más condições. Houve tumulto e um grupo de pessoas impediu a entrada de outros usuários nas roletas, aumentando ainda mais a confusão.
Concessionária nega atraso acima de 20 minutos- Sobre as filas na Estação da Praça XV na sexta-feira, a concessionária CCR Barcas justificou o atraso por conta do aumento de passageiros do que o de costume e quatro embarcações a mais foram disponibilizadas para apressar a travessia. A concessionária disse ainda que o tempo de espera não ultrapassou 20 minutos e negou maior tempo de espera.
Segundo a assessoria da CCR Barcas, longas filas às sextas-feiras ocorrem porque a maioria das pessoas foge dos engarrafamentos na Ponte Rio-Niterói e a travessia é mais rápida pelas barcas por conta do maior volume de saídas e aumento de embarcações no horário do rush e que filas são formadas quando os portões de embarque fecham e em alguns momentos pode parecer para o usuário que ficam maiores nestas ocasiões.

Fonte; O FLUMINENSE

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rede municipal de Niterói ainda tem 1,5 mil vagas para ano letivo



Pais que não matricularam seus filhos devem procurar as escolas públicas niteroienses a partir desta quinta-feira até o dia 28. Mais de 100 novos professores são convocados 

     













Os pais que ainda não matricularam seus filhos podem procurar as escolas municipais de Niterói. As matrículas para novos alunos serão realizadas no período de quinta-feira até 28 de fevereiro. São oferecidas 1.562 vagas entre a Educação Infantil para as idades de 1 a 5 anos e o Ensino Fundamental para as idades de 6 a 15 anos.
O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), José Henrique Antunes, informa que até a data limite, os pais que ainda não matricularam seus filhos podem procurar as escolas para serem atendidos. “Colocamos toda a estrutura das escolas para atender nossa população. A matrícula deverá ser feita pela mãe ou responsável legal diretamente na unidade de educação de preferência do interessado”, garante o presidente da Fundação.
Para a diretora de Gestão Escolar, Vanderlea de Nazareth Ramos, devido à grande demanda, a Secretaria Municipal de Educação volta a oferecer esta nova oportunidade. “Os pais ou responsáveis que ainda não conseguiram matrícula para seus filhos vão ter mais uma semana. Esta é a terceira vez que a Fundação disponibiliza vagas para Niterói. Primeiro foi por call center, depois, no Teatro Popular, e, agora, através deste edital”,
Para efetuar as matrículas, os pais devem apresentar cópia e original da certidão de nascimento, histórico escolar ou declaração de escolaridade, cartão de vacina (apenas para os alunos da educação infantil), cópia e original da carteira de identidade e CPF do responsável, cópia e original do comprovante de residência, três fotos 3 X 4 e comprovante de benefício do Programa Bolsa Família, quando for o caso. Mais informação no site:www.educacaoniteroi.com.br.
Contratação- A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação (FME) convocaram, na manhã da última terça-feira, 110 professores de apoio do último concurso para a educação especial. Segundo a coordenadora da Educação Especial, Nelma Pintor, uma nova chamada acontecerá na próxima sexta-feira para contratação de mais 27 professores.
“Como forma de política inovadora e atendendo as metas de governo, esta é a primeira vez que teremos professores de apoio para os alunos com grave comprometimento logo no início do ano letivo”, comemora Nelma Pintor.

Fonte; O FLUMINENSE

Fogo em caminhão assusta moradores no Lgo da Batalha


Motorista, que seguia para a Estrada Velha de Itaipú, percebeu que a roda traseira 
do veículo estava pegando fogo, quando parou para pedir informações sobre o trajeto

Por volta das 11h00, um incêndio atingiu a roda traseira de um caminhão no Largo da Batalha, na Avenida Rui Barbosa, na altura do número 342, causando tumulto e confusão na região.
O motorista do caminhão, que se identificou apenas como Éderson, seguia para a Estrada Velha de Itaipú, quando errou o caminho e parou perto da DPO para obter informações e percebeu que a roda traseira estava pegando fogo.
Éderson logo pegou o extintor de incêndio e tentando apagar, percebeu que o foco era próximo ao tanque de combustível, que estava cheio. Ele conseguiu controlar o fogo, mas ainda havia muita fumaça no local e o 12° Batalhão foi acionado.
O trânsito seguiu complicado, já que a pista da esquerda foi interditada e 20 minutos depois o Corpo de Bombeiros de Charitas foi chamado. O incêndio teria sido causado por um aquecimento da lona de freio.
 
O caminhão foi retirado do local por um reboque e o trânsito voltou a fluir normalmente.

Fonte; O FLUMINENSE

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Barcas têm banheiros precários e concessionária pode ser multada

Por: Guilherme Bernard 

Procon notifica empresa que detém direitos da embarcação por problemas nos sanitários e bares e grupo pode levar multa milionária. Usuários protestam contra aumento de tarifa 

  












A secretaria estadual de Promoção e Defesa do Consumidor e o Procon-RJ fizeram, na manhã de segunda-feira, uma operação nas Barcas e estações, visando verificar o atendimento prestado aos usuários do serviço. A secretária estadual Cidinha Campos embarcou na estação Praça XV, no catamarã das 6h, em direção a Estação Araribóia, em Niterói, onde encontrou com uma equipe do Procon –RJ.
A secretária constatou problemas com banheiros e bares, que estariam em condições precárias e, por isso, a CCR (empresa responsável pelas barcas) foi notificada e, segundo o diretor-presidente do Procon, Rodrigo Roco, poderá ser multada e tem um prazo de 15 dias  para responder, sob o risco de  ser multada em R$ 1 milhão.
“Nós já sabemos dos problemas e muitas melhorias só vão acontecer em 2015, quando as embarcações compradas pelo governador Sérgio Cabral chegarem. A operação tem como objetivo melhorar o serviço com o material que temos disponível hoje”, disse Cidinha.
Foram verificados itens como quantidade de banheiros, salva-vidas, ventiladores e condições das lanchonetes. As lanchonetes da Estação Arariboia também foram vistoriadas. Em uma delas, a equipe constatou venda ilegal de bebida alcoólica. Além disso, as bebidas estavam fora da validade. Elas foram confiscadas e o dono do estabelecimento, notificado. “Fizemos o levantamento de todos esses problemas nos serviços prestados nas barcas e vamos acionar os responsáveis para que sejam responsabilizados”, declarou o presidente do Procon-RJ.
Outro problema verificado na estação Araribóia, em Niterói, é referente as máquinas de recarga do cartão Rio Card, que, apesar da estação abrir pouco antes das 6h, só começam a funcionar a partir das 7h. Com o cartão do Bilhete Único os consumidores podem pagar R$ 3,10 para embarcar, quando com o bilhete comprado na estação pagam R$ 4,50. “O problema é gerenciamento. A CCR não está tendo cuidado com o consumidor”, afirmou a secretária.
De acordo com a CCR, a necessidade de manutenção é verificada ao longo do dia, quando comandante e tripulantes inspecionam toda a embarcação, para localizar problemas. Sobre as máquinas do cartão Rio Card, a CCR afirmou que apenas os equipamentos de auto-atendimento, que são de responsabilidade da empresa de cartões, começa a funcionar após as 7h, mas a recarga pode ser efetuada na bilheteria da estação. Já referente as lanchonetes, a concessionária declarou que o espaço é alugado por empresas terceirizadas.
Manifestação- No início da noite de segunda-feira, uma manifestação contra o aumento da passagem das barcas foi realizada em frente à estação Araribóia, em Niterói, com cerca de 50 pessoas. A ação foi iniciada por integrantes do “Sou Niterói”, grupo apartidário criado para realizar participações sociais e políticas em Niterói, monitorando as políticas públicas e levando o cidadão para o centro das decisões.
Usando narizes de palhaço, eles são contra um possível aumento de 6,6% da tarifa, que faria o preço subir de R$ 4,50 para R$ 4,80.

Fonte: O FLUMINENSE

Outro dia de intenso calor para a\ população de Niterói e São Gonçalo

19/02/2013

Assim como na maior parte do estado do Rio de Janeiro, morador enfrentou sensação térmica de 46° C, segundo serviços de metereologia. Sol forte vai continuar durante toda a semana 

Após o começo de semana com sensação térmica de 50°C, a temperatura ficou um pouco mais amena durante a terça-feira. Em Niterói e São Gonçalo, a máxima chegou aos 37°C com sensação térmica de 46°C, segundo o site de metereologia Clima Tempo.
Ainda de acordo com o instituto de metereologia, essa pequena diminuição deve-se aos ventos que chegaram a 15 Km/h na parte da manhã no Rio de Janeiro. Já no começo da tarde, os ventos diminuíram e a temperatura voltou a subir gradativamente.
O instituto de metereologia prevê que ao longo da semana, o sol ainda será forte, principalmente na quinta e sexta-feira. Mas há possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde devido ao aumento da umidade.

Fonte: O FLUMINENSE

Polícia apreende máquinas caça-níqueis em São Gonçalo

Por: Cláudio Emanuel 

Apostas eram realizadas em um bar no bairro Lagoinha, onde quatro equipamentos do tipo foram encontrados. Número de apreensões caiu, garante comando da PM

Agentes do Serviço Reservado (P-2) do 7° BPM (São Gonçalo) apreenderam na tarde desta terça-feira quatro máquinas caças-níqueis, aparelhagem usada por adeptos de jogos clandestinos de azar, onde o dinheiro das apostas fica retido no interior do maquinário e prática é considerada ilegal pelas autoridades.
A apreensão das máquinas do tipo de jogo aconteceu na Rua Cardeal Sebastião Lima, no bairro Lagoinha. Ninguém foi preso. 
Segundo o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Luis Eduardo Freire, apreensões de caça-níqueis diminuíram no município nos últimos meses.
Ainda segundo Luis Freire, as constantes ações para reprimir tal prática resultaram no menor número de apreensões e novos flagrantes são considerados fatos isolados.
Maquinário estava em um bar- Ainda sobre a apreensão das quatro máquinas na terça-feira, as apostas aconteciam no interior de um bar de pequeno porte. O maquinário foi levado para Central de Flagrantes da 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.

Fonte: O FLUMINENSE