quarta-feira, 31 de julho de 2013

Televisão analógica começará a ser desligada a partir do ano de 2015





Governo estuda concessão de crédito com menores juros para compra de televisores e conversores digitais por população de baixa renda.Desligamento total acontecerá até 2018    














O sinal analógico da televisão aberta vai começar a ser desligado em 2015, de acordo com um decreto publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Para continuar a receber a transmissão de televisão gratuita, o usuário terá que utilizar o sinal digital. O governo estuda a concessão de bônus e crédito com juro menor para subsidiar a compra de televisores ou conversores de TV digital pela população de baixa renda.
A decisão do governo antecipa de 2016 para 2015 o início do desligamento do sinal analógico da televisão aberta. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações, a transição terá início em 1º de janeiro de 2015 e será encerrada em 31 de dezembro de 2018. A partir desta data, todos canais de TV aberta do País deverão transmitir com tecnologia digital.
O Ministério das Comunicações deverá fazer dois projetos pilotos para testar o desligamento do sistema analógico de televisão, previsto para começar no início de 2015. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ainda serão definidas as localidades para o teste.
“Vamos ter que definir com o setor e com as localidades para fazer o teste, para ver se a cidade está preparada, se tem televisão digital tanto para transmissão como para recepção”, disse o ministro. 
De acordo com Bernardo, o desligamento do sinal analógico terá início nas regiões metropolitanas e será mensal, e deve começar por São Paulo, que foi a primeira cidade que recebeu o sinal da TV digital no País.

Fonte: O FLUMINENSE

Comitê faz balanço positivo da Jornada Mundial da Juventude


Número de participantes do evento foi oito vezes maior em relação aos inscritos, segundo arcebispo Dom Orani Tempesta. Vieram ao Rio de Janeiro católicos de 175 países  















Embora o site oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tenha recebido cerca de 427 mil interessados em participar do evento, um número oito vezes maior – 3,7 milhões de pessoas – compareceu aos diversos atos realizados na semana passada no Rio de Janeiro. O Brasil, como país-sede, liderou a lista de peregrinos inscritos, seguido pela Argentina e pelos Estados Unidos.
Vieram ao Rio fiéis de 175 países. O balanço final da jornada foi divulgado na terça-feira pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, no Palácio São Joaquim, no bairro da Glória.
De acordo com os números, cerca de 60 mil voluntários trabalharam na organização dos eventos. Mais de 260 grupos de catequese, com voluntários especializados em 25 idiomas, e 100 confessionários foram organizados para atender aos peregrinos. A Arquidiocese estimou em 4 milhões o número de hóstias distribuídas nos seis dias. Credenciaram-se para a jornada 6,5 mil jornalistas de 57 países.
A estimativa de gastos feitos pelos visitantes ficou em cerca de R$ 1,8 bilhão. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu aproximadamente 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis nas ruas da cidade durante a jornada.
Dom Orani Tempesta disse que, apesar de todas as mudanças feitas no decorrer do evento, a Jornada Mundial da Juventude superou as expectativas. O arcebispo referia-se sobretudo à transferência da vigília de sábado (27) e da missa de encerramento da JMF, domingo (28), do Campus Fidei (Campo da Fé) em Guaratiba, na Zona Oeste, para a praia de Copacabana, na Zona Sul.
Evento deixará lembranças, diz arcebispo do Rio- A mudança foi necessária porque as chuvas deixaram o terreno encharcado e tornou-se inviável realizar ali a vigília e a missa. “Nunca houve tantas mudanças desde o início da Jornada como houve agora. Mudança de base aérea, de local. Tivemos até a mudança do papa.” Para ele, quem participou da JMJ jamais esquecerá esses momentos e passará as lembranças para os filhos e netos.

Fonte: O FLUMINENSE

Nutrição, saúde bucal e tabagismo são temas de palestras em SG





Objetivo das ações é atualizar informações aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família em São Gonçalo e também do programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família 















Com o objetivo de atualizar informações aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e secretaria de Educação, a coordenação do Programa Saúde da Família (PSE) de São Gonçalo realizou na terça-feira palestras educativas sobre nutrição, saúde bucal e tabagismo para que os profissionais conheçam e agreguem informações para o avanço dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria de Saúde.
O padrão alimentar de elevado valor nutritivo e o resgate de bons hábitos no consumo de alimentos foram abordados pela coordenadora técnica de alimentação e nutrição, Cássia Soares.
Temas como Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), alimentação saudável e aleitamento materno além das ações em desenvolvimento para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como anemia, desnutrição, obesidade, diabetes e hipertensão também foram mencionadas na palestra.
Na área da saúde bucal, o subsecretário de Odontologia, Paulo Nascimento, apresentou o dentista Luiz Carlos Ferreira que falou sobre a importância na prevenção da saúde bucal, já que 80% das doenças do coração têm origem pela boca e infecções bucais se espalham pelo corpo através da corrente sanguínea.
Mudança de hábito é fundamental, diz coodenador- O combate ao tabagismo do município foi explicado pelo coordenador do programa Giovani Dimas, que falou sobre a redução de incidência e mortalidade por câncer, doenças causadas pelo tabaco, fatores motivacionais e dificultadores na cessação de fumar, apoio medicamentoso na abordagem ao fumante e passo a passo do tratamento do tabagismo.
“O Programa recebe periodicamente a medicação para tratamento do vício, porém a mudança de hábito é fundamental. O fumo é um vício considerado uma doença de saúde pública mundial”, disse Dimas.

Fonte: O FLUMINENSE

sábado, 27 de julho de 2013

Rodrigo Neves acompanha catequese de peregrinos


Cerimônia reuniu grupo na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, onde foi realizada apresentações de dança e música. Arcebispo de Salvador presidiu celebração 














O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou na manhã de sexta-feira, a catequese de peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Ititioca. A celebração foi feita pelo arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger.
Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, do secretário de Governo, Rivo Gianini, do subsecretário Paulo Cunha e do diretor-executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, o prefeito foi recebido pelo pároco da igreja, padre Marcos Fernando, e com música e danças por peregrinos brasileiros e venezuelanos.
O prefeito destacou o trabalho feito por uma comissão formada na Prefeitura que, desde janeiro, está trabalhando pela organização dos eventos da JMJ na cidade e prestou também sua homenagem aos jovens. “Estou muito feliz por estar aqui, por receber o dom Murilo, uma figura humana extraordinária e que nos transmite muita paz. Niterói é uma cidade especial e o povo niteroiense está acolhendo com muito entusiasmo os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, esses jovens que estão trazendo um sopro de renovação na busca por uma sociedade mais justa e solidária”, disse.

Fonte: O FLUMINENSE

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mergulhão será concluído até dia 5 e Rodrigo Neves vai cruzar o túnel


Prefeito garante que até a primeira semana de agosto que a construção estará concluída e que vai circular por ela. Obra é uma das soluções para aliviar o trânsito em Niterói 















O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez na manhã de quinta-feira, mais uma visita às obras do mergulhão da avenida Marquês do Paraná, no centro. Ele reiterou que, até a primeira semana de agosto, o túnel de 150 metros estará concluído e que, no dia 5/8, vai circular por ele.
“Conforme estabelecemos com as empresas e a equipe da Prefeitura, a primeira etapa da obra, que era a reabertura da Amaral Peixoto, foi concluída em junho e a segunda etapa, que é a perfuração do túnel, será finalizada no início de agosto. A partir destas visitas, tenho convicção que o cronograma será cumprido e que vamos entregar um presente para a cidade de Niterói em novembro, no mês do seu aniversário, que é a conclusão desta obra. E no dia 5, eu vou atravessar o túnel da rua Doutor Celestino até a Marquês do Paraná”, afirmou.
Rodrigo Neves agradeceu o esforço das empresas envolvidas na obra e dos próprios funcionários da Prefeitura. Ele destacou o planejamento feito pela sua administração para retomar a construção do mergulhão.
“A obra do mergulhão é o símbolo do descaso e omissão com o cidadão de Niterói. É mais difícil consertar uma obra mal iniciada do que iniciar uma nova. Em janeiro, fevereiro e março, fizemos a sondagem, elaboramos o projeto executivo e fizemos o que tinha que ter sido feito há quatro anos. No final de abril, começamos a perfurar o túnel. Parabenizo a Secretaria de Obras da Prefeitura pela dedicação, além dos engenheiros, técnicos, pelo trabalho que está sendo feito. Tivemos o apoio dos melhores calculistas do Brasil na área de engenharia”, disse.
Solução para o trânsito- O mergulhão é uma das soluções para aliviar o trânsito em Niterói. Com o desvio, o motorista que sair da Ponte Rio-Niterói e da Avenida do Contorno, e seguir para a Avenida Jansen de Melo, poderá acessar a Avenida Roberto Silveira e a Rua Miguel de Frias sem passar pelo Centro.
“Em janeiro e fevereiro, fizemos um estudo de 62 pontos do mergulhão, com o apoio de alguns dos melhores calculistas do Brasil, que participaram de projetos do mergulhão da Praça XV, da Barra da Tijuca e do metrô do Rio. A partir daí, destes estudos de sondagem e subsolo, elaboramos o projeto executivo e iniciamos a perfuração do túnel há cerca de dois meses”, comentou.

Fonte: O FLUMINENSE

Calendário nacional de vacinação é divulgado pelo Ministério da Saúde



Não houve mudanças em relação às datas adotadas atualmente nos postos de vacinação. Calendário com todas as vacinas por idade está disponível no site do Diário Oficial 














O Ministério da Saúde divulgou a atualização dos calendários nacionais de Vacinação e de Vacinação dos Povos Indígenas. Em ambos os casos, a publicação no Diário Oficial da União não traz mudanças em relação ao que já é feito atualmente pelos postos de vacinação. 
Segundo o ministério, a portaria foi apenas uma oficialização de medidas tomadas nos últimos três anos. O calendário anterior é de 2010.
De acordo com o cronograma atualizado, as campanhas de vacinação contra a gripe (influenza) são direcionadas a crianças de 6 meses a 2 anos, mulheres gestantes e puérperas (que deram à luz em até 45 dias), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, indígenas e pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças interrelacionadas). No caso da poliomielite, o alvo são crianças de 6 meses a 5 anos. O calendário básico de multivacinação para crianças vale para as menores de 5 anos. 
O calendário é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública. 
O calendário completo, com todas as vacinas, por idade, está disponível na página do Diário Oficial na internet. 

Fonte: O Fluminense

CCR Barcas estende horário especial para a JMJ


A partir das 23h30 de sábado, as embarcações sairão da Praça Arariboia em direção à Praça XV a cada hora. E no sentido contrário, em direção à Praça Arariboia, a partir das 24h 














Por conta da mudança na agenda da Jornada Mundial da Juventude para o fim de semana, a CCR Barcas vai operar com horários especiais também na madrugada de sábado para domingo.
De acordo com nota divulgada pela empresa que administra o transporte aquaviário, a partir das 23h30, as embarcações sairão da Praça Arariboia em direção à Praça XV a cada hora. E no sentido contrário, em direção à Praça Arariboia, a partir das 24h. Viagens extras poderão ser realizadas caso haja aumento na demanda.
Os horários especiais divulgados anteriormente para o fim de semana, durante o dia, serão mantidos, também com possibilidade de realização de viagens extras em caso de aumento no fluxo de passageiros.

CCR Barcas

Projeto sobre pagamento de gorjetas deve ser votado no próximo mês


Após três anos em tramitação no Congresso, parlamentares fecham um texto de acordo com desejo dos empregados e alternativas para que empregadores consigam cumprir regras 














Antes do recesso branco, senadores conseguiram solucionar um dos impasses que comprometia a votação do projeto de lei sobre as novas regras de distribuição de gorjetas a empregados de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.
Após quase três anos em tramitação no Congresso, os parlamentares conseguiram fechar um texto que contemplasse o desejo dos empregados e alternativas para que empregadores consigam cumprir as regras. A expectativa é que o projeto seja votado na primeira quinzena de agosto.
O projeto de lei elaborado na Câmara dos Deputados (PL 57/2010) estabelece que parte dos 10% pagos pelos clientes de bares, restaurantes e hotéis passe a compor a parcela de contribuição previdenciária desses profissionais para o cálculo de aposentadoria.
Pelo texto, 80% do valor pago voluntariamente pelo cliente, como gorjeta, seria repassado diretamente para o funcionário e os demais 20% seriam descontados pelo empregador para o pagamento dos encargos sociais e previdenciários.
Para o especialista em direito trabalhista, Alceste Vilela Júnior, da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, o maior temor dos empresários é que a decisão eleve a taxa de contribuições que incidem sobre essas obrigações. “Os empresários no país têm um custo muito elevado. Pagam o Imposto de Renda e logo depois vem quase a metade desse valor sendo cobrada em contribuições sociais”, explicou. Vilela acredita que a saída encontrada pelo relator do projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pode amenizar as resistências à proposta.
“Tudo que mexe de um lado reflete em outro. Se o trabalhador recebe R$ 1 mil, com a gratificação esse valor pode chegar a R$ 1,5 mil e é sobre esse montante que vão incidir os encargos. Tem uma cadeia de contribuições e a ideia de desonerar essa porcentagem da gorjeta é ótima porque pode ajudar”, avaliou Vilela Júnior.
Com a solução do impasse, a expectativa é que a aposentadoria desses profissionais seja elevada. Os defensores da mudança nas regras da gorjeta alertam que a aposentadoria baseada apenas no salário registrado acaba significando uma perda importante para o orçamento familiar.
A proposta, que deve ser votada em regime de urgência no plenário do Senado, define multa para o empregador que não transferir a gorjeta e estabelece que os valores passem a ser discriminados na carteira de trabalho. O registro profissional passaria a incluir o valor do salário fixo e a porcentagem da gratificação.
Na distribuição da gorjeta, os garçons não seriam os únicos beneficiários. “Hoje, isso já acontece na prática de muitos estabelecimentos. Tem uma série de pessoas nessa cadeia de esforços até que o produto chegue ao cliente. Muitas vezes, por acordo coletivo, os empregados definem qual parcela cada profissional vai receber”, disse Alceste Vilela Júnior. O projeto torna essa prática uma obrigação.
Mudanças no pagamento do famoso '10%' do garçom- Os 10% da conta, pagos a mais como taxa extra deverão ser divididos entre garçons, copeiros, cozinheiros e ajudantes de serviços gerais de acordo com critério definido em convenção coletiva de trabalho. Se essa norma não existir, o rateio pode ser definido pela assembleia geral do sindicato dos trabalhadores.
Outra previsão é de que se o funcionário receber gorjeta por 12 meses e o dono do bar, restaurante ou hotel deixar de receber a taxa, o valor médio recebido pelo trabalhador ao longo do ano como gorjeta será incorporado ao salário.

Agência Brasil

Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 entram em circulação na próxima semana



De acordo com o Banco Central, as notas trazem elementos adicionais de segurança, como a marca d'água e número escondido, já presentes nas de R$ 50, R$ 100, R$ 10 e R$ 20 














Começam a circular nesta segunda-feira as novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 da segunda família do real. De acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central, as notas trazem elementos adicionais de segurança, como a marca d’água e o número escondido, já presentes nas notas de R$ 50 e R$ 100 e de R$ 10 e R$ 20, lançadas respectivamente em 2010 e 2012.
As novas cédulas encerram o ciclo de substituições iniciado pela autoridade monetária em 2010. Naquele ano, foram divulgadas imagens dos seis novos modelos. 
As cédulas da segunda família do real trazem o valor da nota no canto superior direito. Quando a cédula é posta em movimento, os algarismos variam da cor azul para a verde e uma barra brilhante parece rolar sobre eles.
Entre as mudanças está o “quebra-cabeça”, que está presente nas notas de maior valor. A nova nota traz a impressão de parte do número referente ao valor da nota de um lado e parte no verso. Somente contra a luz é possível ver o algarismo que representa o valor da nota. A textura do novo papel ainda é mais firme e mais áspera que as cédulas antigas, mudando a sensação no toque.
A substituição das cédulas antigas pelas novas no dia a dia dos brasileiros será gradual, conforme as primeiras forem tiradas de circulação em função do desgaste natural.
A nova cédula de R$ 2 será a menor de todas, com dimensões de 121mm x 65mm e a cor continua predominante: azul. 
Já a nova nota de R$ 5 será um pouco maior do que a de R$ 2, medindo 128mm x 65mm e continua com o lilás como cor predominante.

Fonte: O Fluminense

Mariana Mello disputa duas maratonas aquáticas no Canadá


Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Fernando Silva 

Mariana Mello é a única atleta do país credenciada pela confederação brasileira a disputar provas de longa distância
Atleta, apoiada pela prefeitura de Maricá, é a única brasileira em provas internacionais de longa distância

Com o apoio da Prefeitura de Maricá, a nadadora Mariana Mello – atleta do Fluminense e moradora da cidade – está no Canadá se preparando para duas maratonas aquáticas, válidas pelo Grand Prix Water Long Distance (campeonato mundial de longa distância). Os desafios começam neste sábado (27/07) nas águas geladas do lago de Saint Jean, numa prova de 32 km, e seguem no dia 3 de agosto no lago Mangoc, num percurso ainda maior: 34 km. Antes, no dia 1º, ela participa de uma prova local de 10 km, também no lago de Mangoc.
A atleta, que pela primeira vez vai nadar em temperaturas muito baixas, destaca o maior desafio destas provas no Canadá: o frio. “Vou lutar contra o frio sem deixar o ritmo cair, administrar a ansiedade e procurar da melhor maneira possivel fazer o que me proponho: superar meus limites na busca do melhor resultado”, declarou Mariana Mello. Segundo a organização do evento, nos primeiros quatro dos 32 km no lago de Saint Jean, os atletas irão nadar a temperatura de 15ºC. Depois deste trecho, as temperaturas aumentam para 18ºC.
Após as maratonas em solo canadense, Mariana retorna ao Brasil no dia 6 de agosto e, no dia 25 do mesmo mês, disputa a etapa de Angra dos Reis do campeonato estadual de maratona aquática. No dia seguinte, viaja para a Europa, onde participa de provas do mundial em Portugal, Macedônia e Croácia. Depois a atleta volta ao Brasil e, no dia 4 de setembro, disputa em Belém (PA) a prova de 5 km do campeonato nacional.
Para aguentar o ritmo intenso de competições pelo mundo – Mariana é credenciada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a única atleta brasileira que disputa campeonatos com percursos de 10 a 88 km em águas abertas pelo mundo –, a atleta enfrenta, diariamente, um treinamento que inclui 10 km de natação e uma hora de musculação. O diferencial para participar destas competições de alto desempenho, segundo o técnico Eduardo Alvarenga e o fisioterapeuta Luiz Assumpção, é uma combinação de fatores genéticos e treinamento, ambos relacionados à grande resistência muscular.
“Ela possui fibras de resistência tipo 1, que suportam o esforço físico em longas distâncias e por mais tempo. As fibras tipos 2 e 3 são de atletas de explosão que nadam provas curtas”, explica o técnico Eduardo Alvarenga. “A gente também faz um trabalho de prevenção e condicionamento muscular principalmente nos ombros, pernas, quadril e abdômen”, completa. O fisioterapeuta Luiz Assumpção acrescenta que também é realizado um trabalho preventivo para aumentar a massa muscular e reduzir lesões. “Nos treinos, ela nada uma prova olímpica por dia (as provas olímpicas de maratona são de 10 km)”, declara o fisioterapeuta.
Meta é disputar Olimpíadas em 2016
Com 19 anos, a atleta vem se destacando em provas de maratonas aquáticas há três anos (começou a participar de competições de natação com 11 anos de idade), como a tradicional travessia 14 Bis (prova de 24 km de Santos a Bertioga), o Grand Prix da Itália (36 km da Ilha de Capri até cidade de Nápoles) e a etapa do mundial na Argentina (88 km realizada no Rio Paraná), entre outras maratonas.
O pai e principal incentivador, Arley Costa, ressalta que o objetivo é a classificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Somente quatro atletas de cada país (dois homens e duas mulheres) garantem vaga nas Olimpíadas – a seletiva acontece em 2015 com uma prova de 10 km. “Ela foi a 21ª melhor nadadora do mundo em 2012 e o objetivo deste ano é ficar entre as 15 melhores. Estamos preparando a Mariana para ganhar um título mundial e também garantir uma vaga nas Olimpíadas”, declarou Arley. 

Fonte: Prefeitura de Maricá 

Atleta faz treino diário de 10 km, o equivalente a uma prova olímpica - Foto: Divulgação
Aos 19 anos, Mariana se destaca em provas de 10 a 88 km - Foto: Divulgação

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estreias da semana vão fazer você morrer de rir

Por: Ana Paula Soares 

Além de Turbo, a semana é marcada pela estréia de duas comédias: a brasileira 'O Concurso', com Danton Mello e Fábio Porchat e a americana 'O casamento do ano' 















Além da animação Turbo, a semana é marcada pela estréia de duas comédias: a brasileira O Concurso, com Danton Mello, Fábio Porchat, Rodrigo Pandolfo e Anderson Di Rizzi, que está “bombando” na interpretação do Palhaço de Valdirene na novela Amor à Vida; e a americana O casamento do ano, cujo ponto alto também é o elenco: Robert De Niro, Robin Williams, Diane Keaton, Katherine Heigl, Amanda Seyfried, entre outros. Enquanto no filme brasileiro o assunto é o desespero de quatro “concurseiros”, finalistas para uma vaga de juiz federal, no de Hollywood, a história se desenrola quando um casal divorciado há anos finge ainda estar junto durante um casamento em que toda a família estará presente. 
O drama Simplesmente Uma Mulher, uma coprodução entre França, EUA e Inglaterra, fala sobre duas amigas que resolvem viajar para participar de um concurso e são surpreendidas pelos seguintes acontecimentos. Já o documentário de Paulo Pastorelo, Tokiori - As margens do tempo, se baseia nas memórias de cinco famílias de imigrantes japoneses.
Simplesmente uma Mulher
Depois de terminar um relacionamento, Marilyn (Sienna Miller) decide participar de um concurso de dança do ventre com a sua melhor amiga, Mona (Golshifteh Farahani). Chegando ao concurso, elas descobrem que os organizadores têm outros planos para as duas. A viagem gera autoconhecimento e transformação nas amigas.

Tokiori: a imagem do tempo
O filme mergulha na memória de cinco famílias de imigrantes japoneses que se instalaram no Brasil nos anos 1930. Foi no bairro rural da Graminha, pertencente ao pequeno município de Oscar Bressane, no oeste paulista, que o destino dessas famílias se cruzaram. Suas trajetórias tornam visíveis suas identidades mestiças, construídas ao longo do tempo. Terra natal e terra estrangeira se confundem nessa história marcada por constantes deslocamentos entre os dois países.

Filmambiente começa dia 30
A 3ª edição do Festival Internacional de Audiovisual Ambiental (Filmambiente) acontece no Rio de 30 de agosto a 5 de setembro. Neste ano, o tema é “Do DDT e hormônios à Segurança Alimentar”. O evento reúne 68 filmes, das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais. A mostra tem o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias de governos, empresas e indivíduos, para a preservação da vida no planeta.
 A Mostra Competitiva, que será realizada no Espaço Itaú de Cinema – Botafogo (sala 1: às 19h e às 21h), exibirá 12 documentários e 21 curtas-metragens (animações, documentários e ficções), que concorrerem aos prêmios do Júri Popular de Melhor Filme, Júri Oficial de Melhor Documentário, Melhor Curta-metragem e Prêmio de Relevância Jornalística, dado pela RBJA (Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental).
 Nesta terceira edição, o festival terá cinco mostras paralelas: Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar (nove filmes); Planeta Ultrajado (oito filmes); É mesmo só ficção (cinco filmes); Agir+Mudar (seis filmes); “Carta branca” National Film Board (sete filmes). As mostras serão exibidas no Instituto Moreira Salles às 16h, 18h e 20h; no Museu do Meio Ambiente (às 13h30 e às 15h30) e no Instituto Italiano de Cultura (às 18h30, de segunda a quinta).


Fonte: O FLUMINENSE

Garoto tenta imitar Justin Bieber e se torna hit na internet


Menino de 10 anos lança clipe "Carioca Girls" em voz desafinada, com imitações engraçadas e desajeitadas do americano Justin Bieber, que também iniciou sua carreira na adolescência

O menino de 12 anos Max Lewis caiu na graça da internet. Em junho, lançou no Youtube o clipe “Carioca Girls”, uma paródia de “California Girls”, da Katy Perry, e, assim como a cantora em sua música, ele exalta as mulheres de sua terra – no caso, o Rio de Janeiro. Causando risadas pela voz desafinada e pelas imitações desajeitadas de gestos parecidos com os do Justin Bieber em seus clipes, o novo "Bieber" diz na letra que mulheres de Londres "são brancas demais" e as da Disney "são gordinhas também". "Quando volto pro Rio / Vejo gatas e sol".
O vídeo de “Carioca Girls” já ultrapassou 1 milhão de visualizações.





Fonte:  O FLUMINENSE

Prefeitura de Itaboraí fiscaliza cerca de 20 empresas próximas ao Comperj


Quinze firmas na região do Complexo Petroquímico do Rio foram punidas com autos de infrações por ausência de alvará válido. Licença ambiental também foi fiscalizada       














Fiscais da Prefeitura de Itaboraí estiveram, na quinta-feira, no distrito Sambaetiba, realizando uma operação de fiscalização em 19 empresas localizadas no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, 14 agentes das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo e Segurança, à qual está subordinada a fiscalização de Posturas, atuaram na ação.
Ao todo, 16 empresas apresentaram algum tipo de irregularidade. Foram emitidos 18 autos de infração e 60 notificações.
“Vejo esta operação como uma oportunidade de a administração municipal unir forças a fim de zelar pela regularidade das empresas que atuam no município”, disse Wilson Pereira, subsecretário de atividades econômicas da Secretaria Municipal de Segurança. “É importante dizer que estamos atentos às irregularidades, e preparados para fornecer ao empresário todo o suporte para que ele exerça suas atividades dentro da responsabilidade tributária e em conformidade com a lei”.
As empresas fiscalizadas são dos ramos de hospedagem, transporte, locação de máquinas e equipamentos, lavanderia, dedetização, construções, metalurgia e reciclagem. Das 19, os fiscais de tributos notificaram 16 delas para apresentarem as notas fiscais de serviços, bem como o recolhimento de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).
Onze empresas não forneceram certificado de licença ambiental no local, 15 foram notificadas a apresentar Habite-se e projeto de edificações, três por publicidade irregular, e outras três foram multadas por embaraço de documentação. No total, 15 firmas foram punidas com autos de infrações por ausência de alvará válido.
Duas das empresas, vizinhas ao Comperj e situadas em um mesmo terreno no Jardim Escurial, chegaram a construir suas instalações no meio de uma via pública, impedindo a livre circulação de veículos e pedestres pela Estrada da Leopoldina. Uma outra, localizada no mesmo bairro, interrompeu suas atividades no local e locou a área para três outras firmas.
Operação A operação, por iniciativa da Prefeitura, ocorreu após ações investigativas e a checagem de denúncias sobre irregularidades de várias empresas na região de Sambaetiba. Antes da operação de quinta-feira, foi realizado um estudo da área, com o mapeamento das localidades a serem visitadas.
Mais atenção para a região do Comperj- Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, a localidade em um raio de 2 quilômetros do Complexo sofre diretamente o impacto da construção e funcionamento do empreendimento, necessitando de uma maior atenção dos órgãos públicos e também da Petrobras, empresa responsável pelas obras.

Fonte: O FLUMINENSE