domingo, 6 de outubro de 2013

Programa ‘Bairro Novo’ avança esta semana na cidade de São Gonçalo


Mais 30 ruas do município vão receber obras de pavimentação, drenagem e urbanização. Santa Luiza, Laranjal, Vista Alegre, Pacheco, Boa Vista e Jardim Catarina serão beneficiados 














As obras de pavimentação, drenagem e urbanização do programa “Bairro Novo”, do Governo do Estado, avançam a partir desta semana em mais 30 ruas dos bairros de Santa Luiza, Laranjal, Vista Alegre, Pacheco, Boa Vista e Jardim Catarina. O anúncio foi feito pela subsecretária estadual de Governo da Região Metropolitana, Cristiane Amaral, e pela deputada estadual Graça Matos, que visitaram o canteiro de obras. Dentro de duas semanas, o vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, anuncia o início das obras em mais cinco bairros de São Gonçalo. 
Totalizando cerca de 86 quilômetros, ao todo, o município vai receber obras em 330 ruas de 14 bairros. De acordo com a subsecretária estadual de Governo, Cristiane Amaral, o programa tem um investimento na ordem de R$ 1,2 bilhão e prevê a implantação de drenagem, pavimentação com construção de meio-fio e calçamento, sinalização e arborização em vias urbanas.
Morador do bairro de Santa Luzia há 42 anos, o aposentado Marcos Aurélio Carneiro, de 72 anos, está feliz com o anúncio das obras. 
“Pensei em morrer e nunca ver a minha rua asfaltada. Estamos felizes porque não iremos mais pisar na lama. Vamos ter dignidade e melhor qualidade de vida”, disse.
Para Graça Matos, as melhorias são uma conquista. “No ano passado apresentamos ao governador Sérgio Cabral uma relação de ruas que precisavam de obras. O vice-governador Pezão, então, criou o programa ‘Bairro Novo’ e nos garantiu as ruas”, informou.
Dentro de duas semanas o vice-governador estará em São Gonçalo para anunciar o início de mais obras em novos cinco bairros: Itaúna, Fazenda dos Mineiros, Nova Cidade, Mutuaguassu e Jardim Nova República. Até janeiro as obras deverão estar prontas. 
No Boa Vista, estão previstas intervenções nas ruas Mossoró, Heckel Tavares, Otaviano Cardoso, Plínio Gaia, Domingos Nanci, Aquidauana, Araguacema, Lídio Rangel, Afonso Henrique, Argélia, Monte Alegre, Porto Carreiro, Itararé, Bizantina, Vila Real e José Alves Nunes. 
No Laranjal receberão obras as ruas Ana Simões. Imbetiba. Ubiratan. Expedicionário José Silva. Rio Araguaia. Aratimi. Jaraguá. Itambé. Itaipú. Eurico Bernando. Uruassú. Padre Labart, Renato Bazim. Padre Prevot, Lamego. Bispo Dom Mamede. Reverendo Luis Feliciano, Mario de Alencar, José Leite Furtado, Padre Manoel Nóbrega, Cardeal Belarmino, Adalberto Seixas, Jackson Figueiredo, Oscar Guanabarino, Paulo Barreto, Avenida André Docier, Urbano dos Santos, Jorge Dantas, Ricardo Ramos, Guerra Durval, Urussanga, Turiaçú, Professora Pedrina Gouveia Serrano, Iara, Uruana e Lúcio Alves.
Em Vista Alegre serão beneficiadas as ruas Aloísio de Azevedo Américo Vespucio, Basílio da Gama, Castro Alves, Fernando de Magalhães, Guilherme Fernandes, Henrique Martins, Izamor Furquim dos Santos, Manoel de Nobrega, Mario de Alencar, Pedro Landim, Rio Camarão e Travessa Rafael Buzarelo No bairro de Santa Luzia receberão melhorias as Ruas Nilton Nunes, Lopo Gonçalves, Avenida Julio Lima, Alcindo Guanabara, Aquino Carvalho, Constantino Vigel, Antônio Pereira Junior, Monsenhor Barenco Coelho, Elisa Lima, José Serrado, Antonia Couto, Lucio Pereira, Gerônimo Mendonça, Zeferino  Costa, Cardeal Lincon, Cardeal Lucio, Martins Sarazate, Asteca, Laudelino Freire, Expedicionário João P. Silva, Rezende Costa, Emílio Castelar, General Pimenta Castro, Afrânio Peixoto, Avenida Sampaio Corrêa, Milton Dantas, Adelaide Simões  Aquíria Afonso.

Fonte: O FLUMINENSE

Parada Gay promete agitar a orla da Praia de Icaraí




Nona edição do evento acontecerá neste domingo na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, e deve reunir 80 mil pessoas. Confira o esquema de trânsito especial que será montado 














A 9ª Parada do Orgulho Gay que acontece neste domingo na Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí, promete reunir 80 mil pessoas, segundo organizadores do evento. A concentração começa às 15 horas e o evento termina às 22 horas. 
Para este ano já está confirmada a participação de cinco trios elétricos. Para o evento, 90 homens, entre Guardas Municipais, agentes e funcionários da secretaria de Ordem Pública estarão posicionados em diversos pontos de Icaraí.  
Duzentos banheiros químicos foram confirmados pela organização do evento para serem instalados em diversos pontos da Praia, além de dois postos de saúde avançados. A Secretaria de Ordem pública avisou que o comércio ambulante será reprimido. 
A Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans) preparou um esquema de trânsito. Serão 18 agentes a pé e seis motorizados, sendo três em motos e os demais em automóveis. Cones e cavaletes de sinalização serão espalhados pelas vias.
Haverá apoio de equipe de reboques para retirada de veículos acidentados ou que prejudiquem o tráfego.

Confira o esquema de trânsito
Rua Miguel de Frias, trecho compreendido entre a Gavião Peixoto e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres
Rua Tavares de Macedo, trecho compreendido entre as ruas Álvares de Azevedo e Miguel de Frias, das 15 às 17 horas
Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, entre a Álvares de Azevedo e Mariz e Barros, das 17 às 22 horas
Pereira da Silva, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas
Rua Lopes Trovão, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas
Rua Presidente Backer, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas
Rua Octávio Carneiro, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas
Rua Oswaldo Cruz, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas
Rua Belizário Augusto, trecho compreendido entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César, das 17 às 22 horas


Fonte: O FLUMINENSE

Premiada artista plástica Suzana Queiroga traz exposição para Niterói




Por: Suzana Moura 

Artista estréia neste sábado, no Museu de Arte Contemporânea, a exposição ‘Olhos d´Água’, idealizada especialmente para o MAC ,que traz à cidade escultura gigante de ar inflável 














Um exercício interno entre a arte contemporânea e as perdas da vida. Assim é a exposição Olhos d’Água, da artista Suzana Queiroga, que o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe hoje. A artista, que já foi contemplada com o 5º Prêmio de Artes Marcantonio Vilaça (MINC) da Funarte, mostra nesse trabalho uma grande escultura de ar inflável, que possui o mesmo nome da exposição e que será doada ao acervo do museu como contrapartida do prêmio. Sob a curadoria de Guilherme Vergara, também serão expostas três séries de sete desenhos, três vídeos e uma pintura, todos inéditos.
Olhos D’água se relaciona com a questão da morte do pai de Suzana, na década de 60, em um acidente aéreo, na Baía de Guanabara, próximo ao aeroporto Santos Dummont, época em que a mãe ainda estava grávida da artista.
“O MAC fica exatamente em frente ao aeroporto, que seria o destino de um pouso que não aconteceu”, conta Suzana, que descreve a relação de ausência que se estabeleceu entre ela e o pai morto. “É uma relação muito interna e que foi determinante em minha vida. Como pessoa e também como artista. Com o passar do tempo, fui percebendo que esse foi um dos aspectos que me levou a ser artista. É a primeira vez que apresento essa questão para o público. Na verdade, a exposição é uma homenagem ao meu pai e a minha mãe, que sempre cuidou de mim e de tudo na minha vida com um carinho enorme, inclusive, o título da exposição é em homenagem a ela, por causa da cor dos olhos. É um trabalho muito particular de arte contemporânea, mas também com meu emocional totalmente inserido”, explica a artista.
Na exposição, Suzana também revela que começou a pintar influenciada por um quadro feito por seu pai, que ela descobriu quando tinha quatro anos. A artista fala, ainda, sobre sua relação com as cores, em especial com o azul, e explica como as escolhe para um trabalho.
“Neste momento, estou profundamente ligada a uma paleta de azuis profundos, azuis violetados, cinzas azulados e esverdeados. Minha relação com as cores agora só passa pelo que é céu, densidade atmosférica, ar, nuvem, e também mar, oceano e profundidade. Tenho um respeito tão grande pela cor, que é como se fosse algo que pairasse acima de tudo e o seu comportamento mutante, desviante e relativo é de uma poesia imensa que poucos artistas conseguem tocar. Sinto que não é uma operação meramente técnica ou objetiva, não basta saber as misturas e conhecer os pigmentos. A cor base logo me vem como algo pronto, idealizado e plenamente dominado, porém, a cor que realmente torna potente as minhas intenções diante de um trabalho somente será obtida a partir de uma busca, revalidada a cada instante, num percurso no qual é exigida a totalidade de minha atenção”, completa, que caracteriza seu trabalho exposto como uma “relação com a perda”. “ Na verdade, das dores e perda de todos nós, a perda universal. É um ciclo, de perdas e ganhos”.

Infláveis – Suzana Queiroga começou a trabalhar com infláveis há 10 anos, para ampliar seus limites na pintura. Segundo ela, trabalhar com infláveis foi um marco em sua vida.
“Mostra o que está dentro e fora do ambiente e que, no fim, acaba sendo a mesma coisa: o ar. Você vê a pintura fora do plano, no espaço. O material transparente - os reflexos do espaço em torno da película que envolve a estrutura -  se relaciona com aspectos da pintura, tais como transparências, manchas e pinceladas”, explica.
De acordo com a artista, o público irá se surpreender. Apesar de não ser a primeira vez que expõe na cidade, dessa vez a artista percorre um caminho bem diferente das outras vezes em que esteve aqui.
“A relação de Niterói com o Rio de Janeiro é muito bacana. Duas cidades separadas por uma baía, isso é extraordinário. Os espaços naturais, a história, Niterói é o lugar perfeito para este projeto. Essa exposição foi idealizada especialmente para o MAC”, ressalta.
A ideia é que o público se veja imerso em um verdadeiro transbordamento.
“As pessoas terão contato direto comigo e entenderão minha experiência de vida. Meu intuito é fazê-las parar e refletir sobre suas próprias vidas. O quanto somos moldados e o que trazemos na nossa história de vida”, resume Suzana. 

Fonte: O Fluminense

Estudo aborda o crescimento de especialistas na área da saúde infantil


Pesquisadora da Universidade Federal Fluminense aponta que interferência médica no nascimento e criação das crianças ajuda no combate dos males modernos      














Os pais podem contar com vários profissionais responsáveis por cuidar da saúde das crianças, como fisioterapeutas, psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas. De acordo com a pesquisadora Maria Martha de Luna Freire, médica pediatra e especialista em saúde pública do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), isto nem sempre foi assim.
Em seu estudo “Mulheres, mães e médicos”, Martha Freire aponta que foi no século XX que teve início a concepção de uma rede de assistência materno-infantil, fundamental para a queda da mortalidade infantil no mundo. É este ainda o ideal que fundamenta ações do governo brasileiro, como a Rede Cegonha, que o Ministério da Saúde quer implantar em todo o País até 2014. O objetivo é garantir às gestantes um número mínimo de consultas no pré-natal, um parto seguro e um acompanhamento pediátrico de qualidade às crianças.
A médica aponta que a expectativa era que a proliferação de especialistas na área infantil viesse a eliminar a maior parte dos problemas de saúde das crianças. No entanto, além de algumas doenças antigas ainda persistirem, há o surgimento de diversas doenças infantis modernas: alergias, hiperatividade (TDH), obesidade, ansiedade, entre outros.
“O caso da hiperatividade é extremamente complicado, segundo Maria Martha, pois há um abuso na prescrição da ritalina, receitada como medicamento para o déficit de atenção infantil. A pesquisadora explica que a ritalina pode bloquear a criatividade da criança e criar dependência química. Há casos em que poderiam ser adotadas soluções diferentes, como encaminhar a criança para a terapia ou simplesmente orientar os pais sobre a melhor forma de lidarem com a personalidade de seus filhos”, esclarece.
Martha Freire destaca que foi na década de 1920 que teve início a higienização e a medicalização da infância e da criação dos filhos, quando surgiram a pediatria e a puericultura. A Medicina buscava legitimar seu papel de ordenadora da ordem social. Foi quando os partos começaram a ser realizados por médicos em hospitais, quando as crianças começaram a ter seu peso e crescimento acompanhados e o termômetro começou a ser utilizado pelas mães para observar a temperatura corporal dos filhos.

Ela conta que revistas ilustradas, como “Vida Doméstica” e “Revista Feminina”, eram um espaço no qual os pediatras ensinavam às mães como cuidarem da saúde dos filhos sob o ponto de vista científico. No entanto, atualmente, Freire aponta um movimento diferente acontecendo, no qual há escassez de pediatras para orientar as mães e um aumento significativo de outros profissionais da área de saúde que oferecem esse suporte. A causa da redução no número de pediatras, segundo ela, é a desvalorização do papel desta especialização na sociedade e a baixa remuneração no mercado.

Fonte: O Fluminense

Mensagens para pensar. . .

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Turismo: Verdadeiro paraíso localizado em ilha da Itália

Por: Luciana Azevedo 

Terceira ilha mais populosa da Itália, com cerca de 60 mil habitantes, atrás apenas de Sicília e Sardenha, Íschia é o destino ideal para quem deseja descansar e relaxar 















Íschia é um paraíso de origem vulcânica que concentra nascentes termais com propriedades terapêuticas. Terceira ilha mais populosa da Itália, com cerca de 60 mil habitantes, atrás apenas de Sicília e Sardenha, Íschia é o destino ideal para quem deseja combinar descanso com belas paisagens, além de tratamentos de beleza e saúde que utilizam lama vulcânica e águas termais e são realizados em spas e balneários.
Para chegar à ilha, o viajante deve utilizar um aerobarco ou uma balsa que saem dos portos de Nápoles, Pozzuoli, Mergellina e Procida. No verão, há também a possibilidade de acessar a ilha por Salerno, Amalfi, Positano, Sorrento, Capri e Formia. O aerobarco transporta apenas passageiros. Por meio da balsa é possível embarcar com automóvel.
Entre os atrativos da ilha, está o Castelo Aragônes, que foi construído em 474 a.C e é, sem dúvida, o monumento mais impressionante da história de Íschia. Com 80 metros de altura e área de 740.000 m2, o castelo pode ser acessado por uma ponte que liga à ilha. Para conhecer suas instalações, é necessário utilizar um elevador. Ao chegar no castelo, a vista é de tirar o fôlego: toda a extensão da ilha de Íschia rodeada pela imensidão do mar Mediterrâneo.
Outro local que chama atenção é Casamicciola, ao norte da ilha. O lugar é muito conhecido por suas águas termais, e entre suas principais atrações está Castiglione, um grande centro de spa termal. Já em Forio, na costa ocidental da ilha, há várias praias e balneários, como a praia de Citara, e um dos maiores centros de spa da ilha, o Giardini di Poseidon.
Reserve uma tarde para passear no parque Villa La Colombaia, que foi residência do famoso diretor Luchino Visconti. Rodeada por um imenso jardim, o lugar é palco de atividades culturais. Atualmente, a construção é sede da Fundazione La Colombaia di Luchino Visconti, responsável por preservar a história e memória do local.

Fonte: O Fluminense

Em Maricá- “Samba di Boteco” anima mais um domingo na Praça Orlando de Barros Pimentel


Texto: Leandra Costa (edição: Marcelo Moreira)  


“Samba di Boteco” anima mais um domingo na Praça Orlando de Barros Pimentel
No próximo domingo (06/10), a secretaria municipal de Turismo realiza mais uma edição do “Samba di Boteco”, tradicional roda de samba que reúne cantores e compositores do cenário carioca. O sambista Claudinho Guimarães comanda o show gratuito a partir das 17h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
No repertório estão incluídas músicas do próprio Claudinho Guimarães, que é o autor de sambas que ficaram marcados na voz de Zeca Pagodinho, como “Quando a gira girou” e “Lá vai marola”, e sucessos de compositores inesquecíveis como Nelson Cavaquinho, Candeia e Cartola, dentre outros expoentes da cultura brasileira. O projeto já recebeu artistas conhecidos do público como Paulinho Mocidade e Zé Luis do Império, além de compositores do “Quintal do Zeca Pagodinho”, que criaram alguns dos sucessos da carreira do cantor, dentre eles, “Tá ruim mais tá bom”, “Poxa”, “Dona encrenca” e “Dona esponja”.
Durante mais de um ano de realização, o “Samba di Boteco” também abriu espaço para cantores locais mostrarem seu talento em rodas de samba ao ar livre nas praças do município. Jô Borges, Lina Bastos, Ivan Amendoim, Mirene Alves, Dalva Alves, Ronaldo Valentim, Rafael Caçula, Geanni Mello, Sapato, Rosa Brasi, Jorge Motta, Maestro Brenha e Colatino são alguns nomes da região que já se apresentaram no projeto.
Para Claudinho Guimarães, o projeto, é um excelente momento para confraternizar com a família ao som de música de qualidade. “É uma ótima oportunidade para resgatarmos nomes consagrados da nossa música e celebrarmos os bons valores da vida”, destacou o sambista e compositor.
  

Fonte: Prefeitura de Maricá