domingo, 19 de maio de 2013

Hospital Estadual Alberto Torres inaugura centro de trauma

18/05/2013

A nova unidade será totalmente equipada com tecnologia alemã e será voltada para os pacientes politraumatizados. A abertura acontecerá no dia 14 de junho 














Foi marcada para o dia 14 de junho, às 17h, a inauguração do mais moderno Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro e um dos mais avançados do País – um modelo de assistência a pacientes politraumatizados similar ao do Centro de Trauma de Baltimore, referência nos Estados Unidos e que atende, inclusive, o presidente Barack Obama. O novo centro, localizado no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), será totalmente equipado com tecnologia alemã. Parte dos investimentos na obra é do Fundo Nacional da Saúde, vinda através de emendas apresentadas pelo deputado federal Edson Ezequiel (PMDB).
“Tenho apresentado na Câmara Federal, sistematicamente, emendas beneficiando diversos municípios na área da saúde. São Gonçalo, cidade onde moro há mais de 50 anos, sempre fez parte dessa minha listagem, porque foi lá que dei início, como prefeito por dois mandatos, a uma verdadeira modernização no processo de assistência à saúde tanto primária como secundária. Portanto, conquistar recursos para a montagem de um centro de trauma, com equipamentos de última geração, é uma vitória gratificante”.
No final do ano passado, durante a visita do governador Sérgio Cabral ao Centro de Trauma de Baltimore, um acordo foi assinado com a instituição para capacitação de profissionais da secretaria estadual de Saúde, organização do fluxo de atendimento ao paciente de trauma, estabelecimento de protocolos clínicos e desenvolvimento de um sistema de registro e informação no Estado do Rio. Este mês, seis enfermeiros e quatro médicos do Rio começarão a ser treinados no Centro de Trauma.
“Vamos inaugurar em junho o Centro de Trauma trabalhando com a Universidade de Maryland. Isso é algo revolucionário e vai estimular muito os nossos profissionais. Eu conheci o método de trabalho deles em Baltimore. Não é apenas a tecnologia da máquina. É tecnologia do conhecimento, da forma de proceder diante de um desafio tão grande que é o trauma. Que é o desafio de manter uma pessoa viva e se locomovendo. É realmente fascinante”, disse o governador.
Quando estiver implementado o modelo americano, adaptado à realidade fluminense, terá a mesma política de atendimento de trauma que permitiu a redução de 50% no número de óbitos entre as vítimas de Maryland: assistência integral ao paciente, desde o atendimento de urgência pré-hospitalar móvel (Samu ou Grupamento de Socorro de Emergência) até receber alta.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário