sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mais um dia de filas gigantes e tumulto nas barcas

Por: Rodrigo Mendonça 

Tempo de espera para quem retornava a Niterói ultrapassou de uma hora e aborreceu o usuário que aguardava na fila, que chegou até a metade da Rua da Assembleia e Paço Imperial, no Rio 














Pela segunda vez consecutiva, a sexta-feira foi de longas filas e muita espera a na Estação Praça XV, no Rio de Janeiro, para o usuário que seguia para Niterói. Quem estava na fila disse que esperou mais de uma hora até conseguir entrar na embarcação. No início da noite de sexta-feira, as filas ultrapassavam o viaduto da Perimetral e metade da Rua da Assembléia e Paço Imperial.
Por causa de constantes reclamações sobre o embarque e serviços nas barcas, essa semana, a Câmara de Vereadores de Niterói aprovou uma Moção de Repúdio contra a Concessionária CCR Barcas, hoje responsável pela administração do transporte marítimo.
O documento, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PT), cita e questiona a qualidade do serviço prestado pela concessionária. A moção relata sobre justificativa de aumento do transporte, uma vez que os serviços oferecidos não correspondem ao salário dos trabalhadores que utilizam as barcas.
Cansada de enfrentar diariamente filas nas barcas, a bancária Samantha Aquino, de 31 anos, nas últimas semanas tem optado por voltar do trabalho, que fica no Rio de Janeiro, de ônibus: “Na quinta-feira antes do carnaval eu tive que esperar 1h20 na fila antes de entrar na barca e desde então tenho preferido retornar para casa de ônibus. E essa semana enfrentei pouco congestionamento na Ponte”, contou ela que é moradora de Itaipu.
Problemas nas barcas que afastam cada vez mais os usuários são frequentes. Na última terça-feira, também na Estação Praça XV, uma embarcação com destino a Cocotá apresentou uma pane mecânica e enquanto o conserto era realizado, uma outra barca foi disponibilizada para os passageiros, que teriam se recusado a entrar no transporte por conta das más condições. Houve tumulto e um grupo de pessoas impediu a entrada de outros usuários nas roletas, aumentando ainda mais a confusão.
Concessionária nega atraso acima de 20 minutos- Sobre as filas na Estação da Praça XV na sexta-feira, a concessionária CCR Barcas justificou o atraso por conta do aumento de passageiros do que o de costume e quatro embarcações a mais foram disponibilizadas para apressar a travessia. A concessionária disse ainda que o tempo de espera não ultrapassou 20 minutos e negou maior tempo de espera.
Segundo a assessoria da CCR Barcas, longas filas às sextas-feiras ocorrem porque a maioria das pessoas foge dos engarrafamentos na Ponte Rio-Niterói e a travessia é mais rápida pelas barcas por conta do maior volume de saídas e aumento de embarcações no horário do rush e que filas são formadas quando os portões de embarque fecham e em alguns momentos pode parecer para o usuário que ficam maiores nestas ocasiões.

Fonte; O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário