domingo, 4 de agosto de 2013

Mergulhão já tem 66% das suas obras concluídas

Por: Vinicius Rodrigues 

Prefeito Rodrigo Neves vai caminhar pelo túnel nesta segunda-feira. Ele reforça que as obras ficarão prontas em novembro. Próxima etapa prevê a colocação de estacas 














O Mergulhão está com 66% das obras concluídas. A afirmação foi feita pelo subsecretário de Obras da cidade, Lincoln Silveira, que apresentou uma das últimas etapas do bombeamento de água e retirada do material escavado dos 150 metros do túnel. Na próxima etapa, até o final do mês, ainda estão previstas a colocação de 328 estacas raiz e o início da laje de fundo, onde será construída uma pequena área de lazer sobre ela. Essa etapa possibilitará maior segurança e firmeza nas estruturas do túnel. O prefeito Rodrigo Neves vai caminhar pelo mergulhão nesta segunda-feira. Ele reforçou que as obras ficarão prontas em novembro deste ano.
Acompanhados dos engenheiros Carlos Takao e Júlio Fernandes, além do arquiteto da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), Fábio Cupulilli, o subsecretário Lincoln Silveira explicou que são 40 homens trabalhando diariamente, de segunda a sábado, das 8h às 18h.
“Essa frente de trabalho, que vai da Rua Senador Nabuco até a Rua Doutor Celestino, em aproximadamente 220 metros de corredor, possibilitou fazermos os cinco metros da laje superior até o chão, iniciar a implantação dos tirantes (vigas) e, sobretudo, o reforço da estrutura sobre onde passarão os carros sentido Avenida Amaral Peixoto”, disse Lincoln.
Ainda de acordo com o subsecretário, o maior desafio que a obra trouxe desde o seu início é a avaliação da colocação dos tirantes, uma vez que não havia a certeza se a profundidade pelo qual as estacas foram fincadas era suficiente.
“Essas estacas, que são chamadas de estacas pranchas, devem suportar 45 toneladas por centímetro sobre ela”, destacou.
Durante as obras, os funcionários encontraram uma nascente na entrada do túnel. Para isso, os engenheiros estão bombeando a água – limpa e inodora – e o objetivo é canalizar e encontrar um destino para ela. Pensando nisso, os engenheiros colocarão 328 estacas raiz travando a laje que será feita no chão do Mergulhão, para que não haja penetração da água no solo.
O mergulhão é uma das soluções para aliviar o trânsito em Niterói. Com o desvio, o motorista que sair da Ponte Rio-Niterói e da Avenida do Contorno, e seguir para a Avenida Jansen de Melo, poderá acessar a Avenida Roberto Silveira e a Rua Miguel de Frias sem passar pelo Centro.
“Em janeiro e fevereiro, fizemos um estudo de 62 pontos do Mergulhão, com o apoio de alguns dos melhores calculistas do Brasil, que participaram de projetos do mergulhão da Praça XV, da Barra da Tijuca e do metrô do Rio. A partir daí, destes estudos de sondagem e subsolo, elaboramos o projeto executivo e iniciamos a perfuração do túnel em maio”, comentou o prefeito Rodrigo Neves.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário