sábado, 16 de março de 2013

Forte treinamento para ações em grandes eventos no RJ



Policiais e guardas-municipais do Rio participam de simulação de operação para reprimir distúrbios, com uso de armas não letais. Treinamentos valem para os jogos 














Depois de uma semana, policiais militares e civis e guardas-municipais concluíram na sexta-feira o curso de Controle de Massa ministrado por oficiais espanhóis. Para marcar a formatura, os 76 agentes brasileiros fizeram uma simulação de contenção de distúrbio civil com o uso de armas não letais, na sede do Batalhão de Choque (BPChoque), no Estácio. A qualificação faz parte de um convênio da Secretaria de Segurança com a Embaixada da Espanha.
A capacitação abordou práticas operacionais da gestão da ordem pública, coordenação de espetáculos esportivos, planejamento de grandes eventos e técnicas de ação em situações de confronto. O objetivo é capacitar os policiais fluminenses para a atuação em eventos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016. Os espanhóis têm a experiência de quem sediou os três grandes eventos.
A superintendente de Educação da Secretaria de Segurança, Melissa Pongeluppi, destacou que esse é o segundo curso ministrado esse ano através de parcerias internacionais. O próximo, também com a polícia espanhola, será de Uso Progressivo da Força. “Tudo isso no intuito de agregar os conhecimentos europeus para a polícia do Estado do Rio. Todos esses conhecimentos são instrumentalizados para a realidade do Rio de Janeiro. E trazemos essa oportunidade de trocar experiências”, afirmou Melissa Pongeluppi.
O chefe da Brigada Central de Escoltas da polícia espanhola, Juan Francisco Molina, disse que a experiência foi muito positiva e que os protocolos brasileiros se aproximam dos usados na Espanha. “Acreditamos que a polícia brasileira tem alta qualificação, com protocolos muito bem estabelecidos, e que estão preparados para enfrentar os grandes eventos que estão por vir no Estado do Rio de Janeiro”, disse Juan Francisco Molina.

Capacitações em curso - 
Em 2013, cerca de 4.520 policiais deverão ser capacitados em cursos voltados para os grandes eventos por meio de convênios com as embaixadas da Espanha e dos Estados Unidos e com o Ministério da Justiça. O comandante da Unidade de Controle de Multidões da Polícia Militar, capitão Gilberto Martins, contou que a troca de experiências foi positiva para o planejamento e desenvolvimento das ações.
“Houve um grande aprendizado das partes táticas utilizadas pela polícia espanhola, que são muito similares às do Batalhão de Choque: conhecimento na execução em grandes eventos e preocupação com o antes do evento. Tivemos aulas práticas e muitas teóricas”, explicou o capitão.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário