domingo, 8 de setembro de 2013

Começa na próxima sexta-feira o Rock in Rio, maior festival do Planeta


Por: Júlio Honaiser 08/09/2013

Durante sete dias, vai transformar o RJ na capital mundial da música, com atrações musicais pesos-pesadas do rock, do pop, do soul e da eletrônica    

Os números de 2011 impressionam: foram quase 100 horas de diversão ao longo de sete dias e um público de 700 mil pessoas presentes na Cidade do Rock para acompanhar de perto as mais de 160 atrações do Rock in Rio 2011. Depois de voltar à cidade de origem, o maior festival de música do mundo volta a acontecer este ano, na semana que vem, nos dias 13, 14, 15 e 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque dos Atletas, Barra da Tijuca. E a constelação de astros que se apresentam durante os sete dias de festival mostra que, assim como em 2012, a produção do Rock in Rio não poupou esforços para trazer ao País nomes de peso do cenário musical internacional, como Metallica, Beyoncé, Justin Timberlake, Muse, Florence and the Machine, Muse, Bon Jovi, Bruce Springsteen, entre outros. E revela, ainda, que o público fiel do evento definitivamente abraçou mais uma edição do festival, com ingressos esgotados 4 horas após o anúncio das vendas on-line, um recorde.
“O público do Rock in Rio é muito fiel. Temos uma legião de fãs e isso é muito bacana, pois na Cidade do Rock nos deparamos com pessoas de todas as idades e famílias completas, que vão não só pelos shows, mas para aproveitar o evento como um todo, desde a Rock Street e brinquedos. Temos certeza de que vamos superar as expectativas e estamos trabalhando para entregar o melhor Rock in Rio de sempre”, afirma Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.
Ivete Sangalo, Skank, Jota Quest, Frejat e Kiara Rocks, Capital Inicial, Sepultura e Tambour Du Bronx são as atrações nacionais do palco Mundo, que será aberto com um show em homenagem a Cazuza. Com curadoria de Frejat e direção musical de Liminha, o show será exclusivo para o Rock in Rio e terá a participação de Ney Matogrosso, Maria Gadu, Bebel Gilberto, Rogério Flausino e Paulo Miklos, que cantarão os maiores sucessos do poeta exagerado. A produção promete ainda uma surpresa no show. Muita gente aposta num dueto holográfico.
Já a ala internacional do Palco Mundo conta, logo no primeiro dia, com a diva pop Beyoncé, que encerra as atrações do dia 13. Nos demais dias, o público poderá ver de perto pesos pesados do entretenimento como Muse, Florence and The Machine, Thirty Seconds to Mars (atrações do dia 14), Justin Timberlake, Alicia Keys, Jessie Jay (atrações do dia 15), Metallica e Alice in Chains (marcados para o dia 19), Bon Jovi, Nickelback e Matchbox Twenty (dia 20), Bruce Springsteen, John Mayer, Philip Philips (Dia 21) e Iron Maiden, Avenged Sevenfold e Slayer, no último dia de festiva, dia 22.
Palco Sunset – Destinado a promover encontros entre artistas consagrados e novos nomes da música nacional, o palco Sunset promete encontros musicais curiosos. Remodelado, o palco agora recebe uma atração a mais por dia, somando catorze artistas a mais do que em 2011.
“Ele foi tão bem aceito que chegamos ao ponto de passar shows para o palco principal, depois do ótimo retorno que vimos nas redes sociais”, diz a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, referindo-se à apresentação de Sepultura com Tambores do Bronx, que este ano ganha o Palco Mundo. “O Sunset cresce à medida que aumenta também a aceitação do público. Aí, começa o desafio de ter artistas de maior peso também”. Diante da importância que ganhou, portanto, a estrutura ganhou novas dimensões: são oito metros a mais de boca de cena e uma cenografia que pesa 40 toneladas. Será bem imponente e complexo. Com certeza, nosso maior desafio”, enfatiza Roberta.
 Entre os nomes anunciados, destaque para o encontro do grupo norte-americano Living Colour com Angélique Kidjo no dia 13 de setembro, dos shows solos de The Offspring no dia 14 e Sebastian Bach no dia 19, da parceria de Gogol Bordello com Lenine no dia 21, e da dupla Sepultura/Zé Ramalho no dia 22.
Com ares britânicos
Rock Street se inspira no Reino Unido –  A Rock Street este ano será inspirada na Grã-Bretanha e na Irlanda. Sucesso absoluto entre o público presente no Rock in Rio 2011, a rua temática, com 150 metros de extensão, conta com artistas totalmente imersos na temática proposta e o público se sentirá viajando pelo bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton Street. Quem circular pela Rock Street este ano encontrará John Lennon, incorporado por uma estátua viva, músicos interpretando clássicos do rock inglês, bandas de música irlandesa e malabaristas punk. Caricaturistas, acrobatas, mágicos e cartomantes também estarão presentes no espaço, tudo no característico clima descontraído, envolvente e espontâneo da Rock Street. As lojas, bares e restaurantes terão cenografia desenhada por João Uchoa e serão ambientados nos pubs ingleses e nas ruas de Dublin.
“Teremos uma diversidade cultural ainda maior na Rock Street este ano, pois circularemos por um universo musical girando em torno da cultura da Grã-Bretanha e da Irlanda”, destacou Bruce Henri, diretor artístico da Rock Street, que acredita que o espaço estará mais animado ainda do que em 2011. “Tenho certeza que o público vai aprovar toda a programação. Pela primeira vez teremos uma big band, a Rock Street Big Band, dedicada exclusivamente a composições dos Beatles”, disse.
Durante os sete dias do Rock in Rio 2013, a programação da Rock Street começa a partir das 14 horas. No primeiro dia do festival, 13 de setembro, o público será recepcionado na abertura dos portões pela Brazil Caledônia Pipe Band, um grupo formado por 12 gaitistas de fole escocês. Com novos nomes do rock inspirados pelas bandas inglesas, todos os dias haverá a Rock Street Big Band tocando a banda mais britânica de todos os tempos: Beatles. 
No dia 13 de setembro, um dos destaques da Rock Street fica a cargo da apresentação de Evandro Mesquita e Fabulous Tab. O grupo, formado pelos amigos Evandro Mesquita, Ralph Cannetti, Bruce Henri, Rogério Meanda, Billy Forghieri e Alexandre Griva, toca canções dos anos 70. No repertório, clássicos de Led Zeppelin, Pink Floyd e Rolling Stones. O cantor, compositor e produtor musical Dan Torres, por sua vez, se apresenta no dia 14 de setembro.
A união entre a música Celta, o heavy metal e o rock progressivo são a marca da musicalidade da banda Kernunna, que sobe ao palco da Rock Street no dia 19 de setembro, na segunda semana de Rock in Rio. No dia 20 de setembro é a vez do grupo Joko fazer sua estreia no palco da Rock Street. Os Tiras sobem ao palco na tarde do dia 21 de setembro. A Orquestra Voadora, conhecida por seus arranjos inovadores de clássicos da música popular brasileira e mundial, se apresenta nos dias 21 e 22 de setembro.

Fonte; O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário