sábado, 21 de setembro de 2013

Instituto Vital Brazil volta a vender fraldas geriátricas

Por: Paula Valviesse

Distribuição para o Programa das Farmácias Populares foi retomada nesta sexta-feira, depois que os problemas com a empresa fornecedora foram resolvidos 














Após denúncias de falta de remédios e fraldas em farmácias populares, que vinham acontecendo há dois meses, o Instituto Vital Brazil (IVB), responsável por gerenciar o Programa das Farmácias Populares, recebeu, nesta sexta-feira, um carregamento destinado a abastecer as unidades. De acordo com o órgão, a falta de insumos ocorreu devido a problemas com a Vida Farma, responsável pelo fornecimento. Com a quebra de contrato pela empresa vencedora da licitação no ano passado, o instituto realizará nova tomada de preços.
A data de lançamento do edital para a nova licitação ainda não foi definida e o fim do contrato ainda está sendo analisado pelo Instituto Vital Brazil. Mas a falta de cumprimento do abastecimento gerou grandes problemas, principalmente para as pessoas que dependem do material, como no caso da senhora Nalda Paes, que, aos 74, percorre o caminho de Itaipu até o instituto para adquirir fraldas geriátricas para o marido. “Quando eu cheguei estavam descarregando o caminhão, mas antes não tinha fralda. Isso aqui fica cheio porque o pacote pequeno custa R$ 15 e aqui a gente consegue comprar por R$ 1”, conta.
O carregamento de fraldas geriátricas começou a ser entregue pela manhã, tendo sido distribuído primeiramente para as unidades de Niterói, São Gonçalo, Campo Grande, Bangu e Méier. De acordo com a assessoria do instituto, as unidades de Copacabana, Duque de Caxias, Ilha do Governador, Nova Iguaçu e Pavuna recebem hoje os insumos. Para segurar a demanda, em função da análise da quebra de contrato pela Vida Farma, foram solicitados 250 mil pacotes de fraldas.
O instituto também realizou uma compra emergencial de medicamentos, que incluem amoxilina, captopril, diazepan, timolol, entre outros, que, de acordo com a assessoria, abastecerão Niterói, São Gonçalo, Rio, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. As demais unidades do Programa Farmácia Popular do Estado também receberão os insumos a partir da próxima segunda-feira.
Os problemas com a empresa responsável pelo fornecimento das fraldas foram tema da reunião realizada na última terça-feira pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com o Instituto Vital Brazil. Nela ficou decidido que a comissão enviaria um ofício à Secretaria de Estado de Saúde pedindo o descredenciamento da empresa Vida Farma dos editais de licitação para o fornecimento de medicamentos e fraldas geriátricas para as farmácias populares do estado.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário