sábado, 6 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude: curso de italiano para receber peregrinos da Semana Missionária em Maricá


Texto: Sérgio Renato (edição: Marcelo Moreira) | Fotos: Clarildo Menezes 

A secretaria de Assuntos Religiosos de Maricá iniciou nesta quarta-feira (03/07) um curso intensivo de italiano, destinado a funcionários da Prefeitura de Maricá. A capacitação visa a uma participação efetiva dos servidores durante a Semana Missionária, que acontece na cidade entre os próximos dias 15 e 22 de julho e que antecede a Jornada Mundial da Juventude, na semana seguinte no Rio.
A primeira aula ocorreu no salão do espaço Sal da Terra, no Centro, e foi ministrada pela professora Valéria Gama. Há outro treinamento marcado para a próxima quarta-feira (10) às 14h, no mesmo local, que deverá incluir também noções de espanhol.
De acordo com a professora, cerca de 70% dos peregrinos que estarão em Maricá são oriundos da Itália e o restante de países de língua espanhola. “É uma oportunidade para se qualificar e receber melhor quem visita nossa cidade, mesmo que a pessoa não vá receber os peregrinos em sua casa”, avalia Valéria, que é formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Quem se interessou mas perdeu a primeira aula pode procurar a apostila do curso na sede da secretária, que fica na Rua Abreu Rangel nº 420, sala 112. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-2587 ou pelo e-mail assuntosreligiosos@marica.rj.gov.br. A aula da próxima quarta começa às 14 horas.
Peregrinos receberão cartilha com episódios da história do catolicismo em Maricá
A secretaria de Assuntos Religiosos, que organiza a semana junto com as paróquias de Nossa Senhora do Amparo (no Centro), São José (em São José de Imbassaí) e Nossa Senhora de Fátima (em Itaipuaçu), informou que prepara um material didático digital que será entregue aos peregrinos que participarem da Semana Missionária, com o nome de “Milagres de Maricá”. Nela, serão mostradas as marcas que a fé católica deixou na cidade e também os milagres que, segundo consta, teriam sido operados pelo Padre Anchieta em sua passagem pela cidade.
Há pouco mais de um mês, no dia 1º de junho, Maricá celebrou a chegada dos símbolos religiosos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora saíram do Rio do Ouro e passaram em carreata pelos bairros de Itaipuaçu, São José do Imbassaí e Ponta Grossa, chegando ao Centro da cidade no fim do dia. Cerca de seis mil fiéis esperaram a chegada dos símbolos na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. Daqui, os símbolos seguiram para São João de Meriti, na Baixada Fluminense. 


Fonte: Prefeitura de Maricá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário