quarta-feira, 31 de julho de 2013

Televisão analógica começará a ser desligada a partir do ano de 2015





Governo estuda concessão de crédito com menores juros para compra de televisores e conversores digitais por população de baixa renda.Desligamento total acontecerá até 2018    














O sinal analógico da televisão aberta vai começar a ser desligado em 2015, de acordo com um decreto publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Para continuar a receber a transmissão de televisão gratuita, o usuário terá que utilizar o sinal digital. O governo estuda a concessão de bônus e crédito com juro menor para subsidiar a compra de televisores ou conversores de TV digital pela população de baixa renda.
A decisão do governo antecipa de 2016 para 2015 o início do desligamento do sinal analógico da televisão aberta. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações, a transição terá início em 1º de janeiro de 2015 e será encerrada em 31 de dezembro de 2018. A partir desta data, todos canais de TV aberta do País deverão transmitir com tecnologia digital.
O Ministério das Comunicações deverá fazer dois projetos pilotos para testar o desligamento do sistema analógico de televisão, previsto para começar no início de 2015. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ainda serão definidas as localidades para o teste.
“Vamos ter que definir com o setor e com as localidades para fazer o teste, para ver se a cidade está preparada, se tem televisão digital tanto para transmissão como para recepção”, disse o ministro. 
De acordo com Bernardo, o desligamento do sinal analógico terá início nas regiões metropolitanas e será mensal, e deve começar por São Paulo, que foi a primeira cidade que recebeu o sinal da TV digital no País.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário