sábado, 6 de julho de 2013

Vias passarão a ter mão única para reduzir engarrafamentos em SG



Prefeitura da cidade anuncia mudanças no trânsito durante os horários de maior movimento na região do Alcântara. Mudanças devem ser realizadas no prazo de três meses 
















Para tentar reduzir os engarrafamentos nos horários de maior movimento em Alcântara, a Prefeitura de São Gonçalo anunciou que promover mudanças no trânsito da região, que incluem a implantação de mão única em pelo menos duas estradas: Raul Veiga e Santa Izabel, consideradas importantes vias de acesso ao Centro. As mudanças – que incluem também a construção de baias para ônibus - devem ocorrer no prazo de três meses, garante o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Daelson Viana. 
“Sabemos que quaisquer intervenções não são simples. Já ampliamos o terminal do Jardim Catarina e estamos trabalhando em novas alternativas de infraestrutura e mobilidade urbana. Esperamos que em três meses essas melhorias comecem a ser implantadas e que os resultados surjam o quanto antes”, disse Daelson, frisando que o objetivo é melhorar a velocidade média dos veículos que passam por essas ruas. 
Para isso deve ser implantada também - segundo ele - a “onda verde nos semáforos”, ou seja, a sincronização deles para que o motorista em uma determinada velocidade média não pegue sinal fechado. “Falta apenas o término da confecção das placas de sinalização”, afirma.
Além da mudança viária, o secretário diz que o município pretende construir em longo prazo um terminal rodoviário capaz de abrigar linhas municipais e intermunicipais. O objetivo, segundo ele, é ordenar os ônibus em um espaço próprio que não afete a livre circulação dos outros veículos pelo Alcântara e no acesso ao Centro de São Gonçalo.
“Está faltando apenas o local adequado para a construção”, disse Daelson, que não quis estipular prazo para o início da obra.
Desordem – Além do trânsito no bairro, o secretário diz que pretende também acabar com a desordem nas calçadas, através de um choque de ordem. O objetivo é promover a remoção de objetos que impedem o trânsito livre nas calçadas e coibir os estacionamentos irregulares. 
“O que se vê pelas ruas Yolanda Saad Abuzaid, Doutor Alfredo Backer e Manoel João Gonçalves, principais de Alcântara, é a ocupação das calçadas por caixas, acúmulo de lixo e calçadas quebradas, dificultando a travessia dos pedestres. Acho que já passou da hora dos órgãos competentes de São Gonçalo realizarem uma operação para botar ordem na região. Aquilo está muito ruim. Está cada vez mais difícil passar pelas calçadas”, reclama a moradora Berenice Almeida. 

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário