terça-feira, 9 de julho de 2013

Obras irregulares são demolidas em SG para receber a Linha 3 do Metrô


Por: Geovane Mendes 

Ação de ordenamento urbano na região de Alcântara demoliu construções e foram distribuídas notificações com prazo de desocupação de 15 dias antes de novas demolições   















A Prefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Desenvolvimento Social, Habitação, Governo, Fiscalização e Postura, Defesa Civil e Transportes, estiveram na Rua Adelaide Lima, paralela com a RJ-104, no bairro Jardim Catarina, para fazer a demolição de comércios e casas irregulares na região.
O objetivo é reestruturar e reurbanizar o Centro do Alcântara, que em breve receberá a Linha 3 do metrô. A ação é parte de um projeto de urbanismo chamado de “Ação de Ordem Pública”.
Alguns comerciantes e moradores tentaram impedir que as máquinas demolissem as quatro lojas já condenadas pela Prefeitura. O comerciante Luiz Fernando Marijó, que teve a sua loja destruída, acusa a Prefeitura de agir com violência e fora dos padrões legais.
“Eles invadiram a nossa loja. Eu não recebi nenhuma notificação de que o meu estabelecimento seria demolido e o mais curioso, eles não têm nenhuma ordem judicial autorizando essas demolições”, desabafa.
O subsecretário de Obras negou as acusações. Segundo Paulo César da Silva todos os trâmites legais foram obedecidos e desde a semana passada a Prefeitura tentou entregar as notificações, porém muitos dos proprietários de lojas e moradores se recusaram a assinar o documento. “Estamos desde a semana passada entregando as notificações para que essas demolições pudessem ocorrer, porém muitos decidiram não assinar o termo”, afirma.         
Casas – De acordo com a Prefeitura, cerca de 120 famílias residem na região e serão integradas ao programa “Minha Casa, Minha Vida” e também o programa de aluguel social da administração municipal.
“Há muitos anos essa área do Jardim Catarina foi invadida e nunca fizeram nada. Precisamos resgatar a dignidade destas pessoas, que vivem sem infraestrutura. As casas só serão demolidas depois que todas as famílias forem retiradas”, garantiu o secretário de Governo, Sandro Almeida.
Com a remoção das construções irregulares, será possível ampliar a via de acesso à RJ-104 e construir um retorno para o Alcântara com o alargamento da Rua Adelaide Lima, desobstruindo o trânsito.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário