quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nutrição, saúde bucal e tabagismo são temas de palestras em SG





Objetivo das ações é atualizar informações aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família em São Gonçalo e também do programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família 















Com o objetivo de atualizar informações aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e secretaria de Educação, a coordenação do Programa Saúde da Família (PSE) de São Gonçalo realizou na terça-feira palestras educativas sobre nutrição, saúde bucal e tabagismo para que os profissionais conheçam e agreguem informações para o avanço dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria de Saúde.
O padrão alimentar de elevado valor nutritivo e o resgate de bons hábitos no consumo de alimentos foram abordados pela coordenadora técnica de alimentação e nutrição, Cássia Soares.
Temas como Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), alimentação saudável e aleitamento materno além das ações em desenvolvimento para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como anemia, desnutrição, obesidade, diabetes e hipertensão também foram mencionadas na palestra.
Na área da saúde bucal, o subsecretário de Odontologia, Paulo Nascimento, apresentou o dentista Luiz Carlos Ferreira que falou sobre a importância na prevenção da saúde bucal, já que 80% das doenças do coração têm origem pela boca e infecções bucais se espalham pelo corpo através da corrente sanguínea.
Mudança de hábito é fundamental, diz coodenador- O combate ao tabagismo do município foi explicado pelo coordenador do programa Giovani Dimas, que falou sobre a redução de incidência e mortalidade por câncer, doenças causadas pelo tabaco, fatores motivacionais e dificultadores na cessação de fumar, apoio medicamentoso na abordagem ao fumante e passo a passo do tratamento do tabagismo.
“O Programa recebe periodicamente a medicação para tratamento do vício, porém a mudança de hábito é fundamental. O fumo é um vício considerado uma doença de saúde pública mundial”, disse Dimas.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário